Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

terça-feira, 27 de março de 2012

Recensione - Grande Mistero [Irene Fornaciari] (2012)

Grande Mistero [Irene Fornaciari]
Hoje vamos falar de uma cantora nova, mas já bastante conhecida, Irene Fornaciari. Por carregar o sobrenome de seu pai mesmo artisticamente, a artista já foi ao sucesso com apenas 3 anos de carreira. Zucchero a lançou na música no disco Bluesugar, onde ela participou da música Puro Amore, em 1998, mas foi em 2007 com a música Un Sole Dentro, que a artista se profissionalizou, participando como Giovanni no Festival de Sanremo. Diferente de seu pai, a artista é mais cantora de Pop, do que de Blues. Falaremos hoje de seu novo disco, Grande Mistero. Com este disco, você já pode visualizar as resenhas de Irene Fornaciari, Marlene Kuntz, Chiara Civello, Adriano Celentano, Nina Zilli, Eugenio Finardi, Samuele Bersani, Francesco Renga, Gigi D'Alessio, e Pierdavide Carone. Vamos ao que interessa agora...

O Grande Mistero é um disco de Inéditas lançado na oportunidade do Festival de Sanremo. Trata-se do segundo disco de Inéditas da artista, o terceiro se contar uma coletânea já lançada. Saiu em toda Itália dia 22 de Fevereiro e está repleto de grandes participações nas composições. Este disco começa com a alegre Grande Mistero, uma belíssima faixa de Power Pop, e creio que iria mais longe no Festival de Sanremo, não fosse o ano de 2012, ter sido dominado por uma onda adolescente que retirou qualquer chance de boas músicas irem longe. A artista não se abateu pois percebemos que ela melhorou significantemente na noite de duetos, por exemplo, quando ela fez uma óóóóóóóótima apresentação com o deus do Hard Rock Britânico, Brian May [Influência do Papai?]. O Disco vai avante com a faixa Il Volo Di Un Angelo, faixa que começa diretamente com um arranjo de violinos incríveis, e logo após é dominado pela voz da cantora. A música é escrita por Zucchero, Irene e Enrico Ruggeri. A música é bem rápida e segue a alegria e o estado de espírito da primeira faixa.
A terceira faixa é a X Esistere, escrita por Irene e Davide Van De Sfroos, o mesmo que escreveu a primeira faixa. E estra trata-se de uma mais calma, romantica, baseada em dedilhados de violão. O refrão é pegajoso, cuidado se você não gosta de ficar com músicas na cabeça; A Quarta música é Però Non È, e conta com a participação de Niccolò Agliardi e Damien Rice na composição. É uma outra música com inspiração para balada, feita com riff simples de violão, porém bem mais força que a anterior. A linha de baixo do disco é maravilhosa, sem o que acrescentar.
Chegamos na quinta faixa do disco, Come Ti È Venuto In Mente, música escrita por Max Pezzali, Claudio Guidetti, e Irene. Só pelo fato de Maz Pezzali participar da música, já me desperta boas esperanças. E aqui não fui decepcionado. A faixa é belíssima, tem algumas pegadas surpresas de guitarras, um bass constante, e canção muito bem cantada por Irene. Belíssima faixa também grudenta, cuidado! ;-)
Chegamos na metade do disco com a música Nemmeno Tu, escrita por Alex Callier em parceria com outros 3 artistas. A música tem um início que parece Country Rock, e eu fiquei extremamente ansioso, mas ela decepcionou ao se mostrar uma música pop comum, com um riff interessante. Eu fiquei chateado, criei muitas expectativas nos 30 segundos iniciais. Mas a música é boa, num geral. Mas ao invés de guitarras constantes e fortes numa canção acústica, temos uma música com distorções e cheia de edições para rádio.
A sétima canção é a Badaboom, tambéme escrita por Alex Callier e Emiliano Cecere. Na hora que vemos o nome desta música, imaginamos uma canção eletrônica não é? E é isto mesmo que ela é. Mas o interessante dela é que não é uma canção feita eletrônicamente, ela é feita numa linha de baixo muito boa, com efeitos sonoros feito com vocais, e um som constante de violino no fim da música. Muito boooooooooooa a alternativa para música eletrônica feita por eles.
Escute aqui a Badaboom, sétima canção do disco de Irene Fornaciari [CLIQUE]
A oitava canção é a Gatta No, escrita com Zucchero e Emiliano Cerece. Sabe aquela canção, feita com um arranjo básico de violão, no estilo "marcha", com palmas, e assovios? Que parece coisa de comercial de televisão? Esta é uma faixa do tipo, se você conseguiu visualizar isto na mente. Caso não conseguiu, pode ouvir isto, basta [CLICAR AQUI.] A música me conquistou pelo potencial em conquistar o ouvinte.
A faixa nove, "Niente Di Importante", não tem nada de importante na verdade, eu a achei fraca. Aquele joguinho de palavras mixuruca, "Io? Io sono io..." Ah, para com isso, faz melhor! Hehehe
Vamos pular então para a faixa 10, que é melhor, e se chama Il Mondo Leggero, uma canção pop com letra clássica. Essa letra é belíssima, e a música surpreende em diversos pontos, com boas pegadas de guitarra, e belas evoluções de contrabaixo. Bem legal mesmo.
A ultima música do disco, é a faixa Palla Di Vetro, escrita em parceria com Ron (Épico músico dos anos 70), e é realmente uma faixa para finalização de um belo disco. A faixa é toda organizada pelos vocais de Irene, com uma letra belíssima, arranjo de piano, e de cordas, com aquele ar de finalização mesmo e é uma das melhores faixas do disco.
Minhas considerações finais vem com uma confissão junto. Ao ouvir este disco a primeira vez, eu achei que seria apenas um disco normalzinho, mas Irene Fornaciari mostra que não usa o sobrenome do pai por incompetência ou para angariar ouvintes do "velho", mas sim porque ela é digna de usar o nome. Se tornará uma das grandes artistas da Itália com certeza. Este é um disco de Afirmação. Vale a pena ouvir.

Nota: 8

A artista não teve nenhum videoclipe do novo disco ainda, então relembre um de seus momentos no Festival de Sanremo, com a música Grande Mistero:

Nenhum comentário:

Postar um comentário