Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

quarta-feira, 21 de março de 2012

Recensione - Al Posto Del Mondo [Chiara Civello] (2012)

Chiara Civello - Al Posto Del Mondo [2012]
Hoje vamos falar de mais um dos discos de Sanremo 2012. Passamos enfim da metade das resenhas e recomendações, com este disco de Chiara Civello. Trata-se de seu novo disco de jazz e pop rock, que saiu dia 15 de fevereiro, em escala mundial. Eu achei um belíssimo disco, que mereceu uma resenha completa, de música por música. Com o disco de hoje, já teremos feito as resenhas dos discos de Chiara Civello,  Adriano Celentano, Nina Zilli, Eugenio Finardi, Samuele Bersani, Francesco Renga, Gigi D'Alessio, e Pierdavide Carone.

A primeira música do disco é a que entitula seu novo trabalho, a belíssima ''Al Posto Del Mondo'', música escrita em parceria com a fundadora da banda Plastico "Diana Tejera". A música tem ótima qualidade, vários instrumentos belíssimos disputando por atenção de bons ouvidos, e o vocal de Chiara muito belo também. A música obteve apenas sucesso mediano no país de origem da cantora, ocupando a 35° posição, porém ela faz mais sucesso nos EUA que na Europa.
Continuamos o disco com a faixa "Hey Caro Ragazzo", uma faixa de pop rock com um toque de blues, calma e que mostra um pouco do que a cantora aprendeu com todos os contatos da MPB com quem cantou durante sua estadia no Brasil. A música tem cara de MPB Contemporânea, vale muito a pena ser ouvida.
Logo após temos a faixa "Got To Go", que mostra a faceta de Chiara Civello em experimentar, pois a faixa é sem dúvidas alguma, um Country. A pegada e riff da música é extremamente contagiante, o contrabaixo está perfeito e seu vocal excelente! Escute esta canção clicando [aqui]. Uma belíssima música que ameniza demais aqueles que dizem que Chiara Civello não possui talentos vocais, muito menos criatividade. Sem contar que mostra a cantora que consegue cantar em português, inglês, italiano, e arrisca o francês. Ela é bem mais que um rosto bonito. Perceba no solo de Guitarra excelente feito na faixa também. Faixa nota 10 pela coragem e experimentação, além de ter acertado de mão cheia ;-)
Foto de divulgação do disco.
Logo após esta excelente música ouvimos a canção "A Me Non Devi Dire Mai", uma balada levada ao som de um violão calmo, e arranjos de violino muito bem dosados, onde vemos um espaço incrível para a voz da artista tomar o espaço e se mostrar robusta. Mi fa impazzire. Somente acho que ela poderia abusar de notas altas nesta música, pois quando ela testou, foi muito bem.
"Il Cuore è Un Zingaro" é a primeira faixa do disco onde Chiara está em casa, pois é seu estilo musical de origem, um Jazz contemporâneo, com uma baterista que tem uma delicadeza de pianista, e um arranjo de percursão incrível.
A sexta música se chama "Scusa", e é outra parceria musical com Diana Tejera. Não sei porque mas a sonoridade também é semelhante a sonoridade da primeira faixa também. Mas esta música me lembra muito alguma coisa antiga que a artista fez. Para mim, ao fazer um disco de inéditas, seja totalmente inédito.
A faixa "E Se", é tão simples como seu título. Eu não gostei do arranjo que foi usado, achei que ficou brega, ou piegas demais. Ela pode fazer melhor pelo o que ouvimos nas 5 faixas iniciais. O break de guitarra que ela usou por volta de 50 segundo pra 1 minuto, é mais gasto que pneus de carro com 10 anos de uso. E a tentativa de fazer um refrão pegajoso e ao mesmo tempo apaixonado, que toca ao coração, que te faz chorar, não me comprou.
A artista ao vivo com Ana Carolina
"Problemi" já é uma faixa melhor, a artista sai do lado comercial e faz música de verdade. Os músicos mostram muita eficiência e se mesclam muito bem com a orquestração que é feita no fundo da canção. A música é a versão italiana da música Problemas, de Ana Carolina. Minha irmãzinha de 5 anos simplesmente adora essa canção. Qualquer dia gravo ela cantando isto para vocês!
A penúltima canção do disco, é "Ma Una Vita No", que é a terceira faixa em colaboração com Diana Tejera na composição, e é uma faixa que te surpreende, sai da sonoridade inicial e dá um show. A música tem sonoridade francesa, e particularidades instrumentais belíssimas. Todos os instrumentistas mostram virtuosismo numa faixa de levada simples, mas que fez uma música ótima. Veja esta música [aqui].
Vamos agora para a ultima canção do disco, a chamada "Trouble", que é uma canção que já esteve em discos passados da artista. Ele foi lançado originalmente em 2005, no disco "Last Quarter Moon", porém foi regravada desta vez. A voz está melhor, e os instrumentos estão mais presentes na música, sendo que na primeira versão quase que somente o piano aparece na canção. Desta vez, arranjos de orquestra, contrabaixo e bateria aparecem bem mais na faixa. Excelente.
Para quem não gosta de Chiara Civello, possuem uma grande chance de conhecer melhor a artista e pelo menos colocar suas faixas na Playlist, pois este disco é merecedor, como todos os outros na minha opinião.

Nota: 8.25

Assista agora ao videoclipe oficial de "Al Posto Del Mondo", por Chiara Civello:

2 comentários:

  1. Gostei bastante da sua análise, mas, diferente de voce, minha pra ele é 10! Acho que a Chiara é uma cantora e compositora muito rica, e que não parece ter medo de ousar. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Também adoro ela, Marcia, e justamente quando tirei pontos dela, foi pela falta de ousadia, que eu sei que ela pode ter. XD dar 10 em um blog é bem difícil, senão a gente fica partidário né. Gostaria tanto de dar 10 pra alguns trabalhos que eu resenhei aqui, mas não pude. Mas Al Posto Del Mondo é fantástico.

    ResponderExcluir