Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Bandas Do Passado [#7] - Banco Del Mutuo Soccorso (Parte2) [1969]


Vamos falar mais um pouco sobre a grande banda Banco Del Mutuo Soccorso, talvez o nome exponencial do Rock Progressivo Italiano. Entraremos agora na história dos anos 80 dessa banda fenomenal, e iremos até os dias atuais.
Se você não leu, leia AQUI a primeira parte da história do Banco Del Mutuo Soccorso.

Os anos 80 do BANCO começa com um disco ao vivo, o excepcional Capolinea, o qual termina com a Primeira Fase da história do grupo, onde eles colocam a nata de sua obra num show visceral, fantástico.
O disco Capolinea faz o grupo mudar o seu esquema de fazer Rock And Roll, deixando de lado o Prog Setentista, começam a retirar as músicas de 20 minutos de seus discos, e também a diminuir a complexidade musical e de composição dos seus discos, em favor de discos mais simples com sons diretos.
Esta não foi uma particularidade do BANCO, mas uma tendência na música, que foi banalizada para músicas de rádio, a "internet" da época... Se o Rádio não te aprovasse, você não faria dinheiro.

O disco seguinte da banda, Urgentissimo, de 1980, e o Buone Notizie, de 1981, são os que mais mostram esse fenômeno.  A banda se incrementa com a entrada de Karl Potter (que já havia trabalhado com Pino Daniele) nas percussões, deixando o som do BANCO mais incisivo.
Em 1983, eles lançam o disco Banco, que terá a faixa Moby Dick, e se tornaria uma de suas mais famosas da carreira. Uma faixa quase que Pop Rock, porém muito bem instrumentalizada e com letra poética. Porém, parece outra banda! Este também é outro disco que marca uma grande mudança no perfil da banda, uma vez que é o último com Gianni Nocenzi, que abandonou a banda para seguir com o músico japonês AKAI, como tecladista, cantor esporádico e ainda tocava outros instrumentos.

Escute aqui à faixa Moby Dick, uma das mais famosas do Banco Del Mutuo Soccorso:


 Confronte a canção com as dos anos 70 e veja a diferença!

Em 1985 outra baixa na banda, desta vez Gianni Colajacomo saiu da banda para a entrada de Gabriel Amato, que trocou a banda de Aretha Franklin pelo BANCO. Com a nova formação, eles lançam o disco ...e Via! de 1985, e participam do Festival de Sanremo daquele ano, que deixaram seus fãs extremamente chateados, porque eles não reconheciam o Banco como a banda da década passada.
Após isto, a banda entra num período de crise, ainda que fazendo BOA MUSICA, porém não a música que seus fãs queriam... Isto deixou a banda inativa por bastante tempo, o que favoreceu o primeiro disco solo da carreira de Francesco di Giacomo, fundador da banda.
A última coisa lançada nos 5 anos seguintes seria uma coletânea chamada Donna Plautilla em 1989.

Aos anos 90, novamente seguindo uma tendência, o BANCO volta criando um revival, voltando um pouco ao que eram em seus Golden Years, voltando inclusive a usar o nome completo, Banco Del Mutuo Soccorso. Os shows da banda eram basicamente setentistas, com músicas de Darwin! e de Banco dMS, os 2 primeiros sucessos da banda.

Em 1994 eles lançam um novo disco, com nova sonoridade, o Il 13, usando agora uma sonoridade acústica [Também outro fenômeno da época...] 3 dos artistas clássicos da banda, Vittorio Nocenzi, Francesco Di Giacomo e Rodolfo Maltese junto com Filippo Marcheggiani, fizeram o trabalho Unplugged.
Nesta época, o Banco Del Mutuo Soccorso volta ao sucesso e faz turnê mundial, passa por México, Brasil, Panamá, Estados Unidos, Japão e Europa.
De um show gigantesco no Japão em 97, sai o ao vivo Nudo.
Banda em show, ano de 2012.
Nos anos 2000, a banda faz apenas um Live, chamado No Palco, de 2003, comemorando os 30 anos da banda, com nomes do calibre de Morgan, Mauro Pagani, Federico Zampaglione (Tiromancino), Gianni Nocenzi, Eugenio Finardi, Filippo Gatti, Angelo Branduardi e etc, para grandes reapresentações de suas músicas.
Atualmente a banda prepara novo disco, e faz apenas shows.
Esta é a história de uma das maiores bandas de Rock Progressivo do mundo...

Assista agora a música Bambino, uma das músicas do ultimo disco de estúdio da banda...


 Monte Bianco Lingua Italiana - Um curso sério de Italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário