Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Raccomandazione - Sarò Libera (Sanremo Edition) [Emma Marrone] (2012)

Esta é a resenha do disco da atual campeã do Festival de Sanremo, Emma. Seu disco também é uma edição especial para o Festival, como o de Noemi e de Dolcenera por exemplo. Eu particularmente prefiro que eles lancem um Extended Play [EP] com apenas as músicas do programa do que relancem um disco apenas para vender mais um pouco. Crítica de lado, vamos ao que interessa. Falar rapidamente do que tem de interessante na nova versão do disco e mostrar o videoclipe! Esta é uma bela recomendação.
Com o disco de Emma teremos falado de todos os discos do Festival de Sanremo. Já falamos dos discos de Dolcenera, Arisa, Irene Fornaciari, Marlene Kuntz, Chiara Civello, Adriano Celentano, Nina Zilli, Eugenio Finardi, Samuele Bersani, Francesco Renga, Gigi D'Alessio, Pierdavide Carone e Noemi.


Vamos ao disco da vencedora de Sanremo 2012!

Emma Marrone criou um belíssimo disco e uma belíssima segunda versão. Com um ótimo trabalho na parte de plástica das músicas, os engenheiros de som se sairam muito bem. Conseguiram mesclar as músicas novas com a sonoridade antiga do disco, sem fazer com que músicas comessem o ambiente deixado pela música anterior, ou simplesmente te dar um susto ao sair de uma música calma para uma música rock and roll feita com 1 ano de diferença do anterior. Eu dou muita atenção a isso. Um disco deve ter sequencia, cadência, contar uma história, ou um sentimento, e não ser um emaranhado de canções perdidas.
Começa a versão sanremo com uma música de sanremo, claro, "Non è L'Inferno", música feita por Kekko, da banda Modà para Emma. Música fantástica, cheia de força, grande letra e grande voz! Nada a dizer, simplesmente perfeita.
Continuamos com Nel Blu Dipinto Di Blu, uma das músicas mais antigas e copiadas da história da Itália, um clássico fantástico, que Emma cantou em Sanremo e levou ao seu disco também.
A partir deste ponto o disco entra na versão original, onde seguirá pelas próximas canções, o seu esquema original. Podemos retirar grandes canções só nas oito próximas músicas, pois o disco original já era um sucesso, como por exemplo "Tra Passione E Lacrime", que começa com um excelente arranjo de violão, canção romantica, belíssima de ouvir, e da música que nomeia o disco, "Sarò Libera", canção com arranjos de piano, começa tranquila, com uma Emma fantástica, cheia de si, de fôlego, uma cantora excepcional. "Senza Averti Mai" volta a sonoridade de tra passione e lacrime, porém bem mais pop, música bela de se ouvir. "Non Sono Solo Te" coloca você num clima de música de ninar. Se envolva ouvindo a canção, é o objetivo dela. Passamos por canções como "Ti Capita Mai", "Dove Finisce La Notte", e "Acqua E Ghiaccio", todas canções calmas, com belas letras mas chegamos em "Maledetto Quel Giorno" uma música que gosto em especial, por causa do belíssimo arranjo que foi feito, uma mistura interessante porque o ritmo da música não condiz em nada com a letra, é uma musica de bom com ruim, que música perfeita... Muito bem feita!

Escute aqui ao videoclipe oficial de Sarò Libera, de Emma Marrone:



Continuamos agora com "Cercavo Amore" segue o disco uma música do compositor Roberto Casalino, de letra genial, que virou single e foi super bem sucedido. Belíssima canção.
"Da Quando Mi Hai Lasciato Tu" é uma das mais belas canções do disco, ótima representação de Emma, uma das melhores da carreira dela na minha opinião.
Seguimos para a canção "Un Attimo", uma canção meio eletrônica, boa de ouvir mas nada de especial. Passamos com "Protagonista" e "Scusa Se Vado Via", duas canções acima da média, principalmente esta ultima, com um arranjo perfeito, quase um flerte com bossa nova no início, mas uma canção pop. Quase um encanto, como diz a música.
Para fechar com chave de ouro, o disco volta com a faixa "Non È L'Inferno" com a participação mais que especial de Alessandra Amoroso. Sempre falei que a artista completa seria aquela que tivesse todo o poder de palco de Emma Marrone e o vocal perfeito de Alessandra Amoroso. Encontramos isso no palco de Sanremo neste ano. Foi perfeito. Assim como essa faixa.


Assista então ao videoclipe oficial de Non È L'Inferno, por Emma Marrone:



Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário