Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

terça-feira, 29 de maio de 2012

Bandas Do Passado [#6] - Banco Del Mutuo Soccorso (Parte1) [1969]

Formação Clássica do BMS
O objetivo deste quadro do blog, Bandas do Passado, é falar rapidamente de bandas que fizeram sucesso no passado da Itália, porém sem que pareça uma biografia da banda. Porém, com Banco Del Mutuo Soccorso é diferente. Uma banda tão icônica e forte como esta, não dá para falar em 1 postagem só, mesmo que seja resumidamente. Só podemos resumir, falando dela em 2 postagens. Então, O próximo Post desta etiqueta do blog, será novamente Banco Del Mutuo Soccorso. Hoje, vamos falar dos anos dourados da banda...

O BdelMS, foi fundado no ano de 1969, em Roma, por Vittorio Nocenzi, com apenas 18 anos. Ele, considerado um menino prodígio, conseguiu uma audiência na poderosa RCA Italia, com ajuda de Gabbriela Ferri, com quem já havia tocado algumas músicas. As etiquetas da época não promoviam bandas instrumentais, e até meados dos anos setenta, as rádios não passavam singles com mais de 2:30 em sua programação. Fator totalmente contra para as bandas progressivas, e músicos que queriam mais tempo para expor seu talento nas músicas. Para isso, Vittorio em toda pressa cria uma formação musical para poder se apresentar para a RCA como banda. Na mesma data criou o nome de Banco Del Mutuo Soccorso.
A primeira formação da banda tinha membros da banda psicodélica italiana CRASH, que numa ocasião ainda quero falar por aqui.

Em 1971, após o 2° Festival Pop Di Caracalla di Roma, o Banco Del Mutuo Soccorso chega a sua formação definitiva e oficial de estúdio, incorporando Francesco Di Giacomo, Lino Stopponi, Renato D'Angelo, e Pierluigi Calderoni [do grupo Le Esperienze], junto com Marcello Todaro, [do grupo Fiori Di Campo]. Foi a real nascença de BDelMS, porque, antes era uma Beat Band que tocou para agradar a RCA, para tornar-se a banda progressiva que tocaria nos assuntos mais tabu para a época em suas músicas, fortemente influenciada na música da banda Genesis.

Em 1972, a banda lança dois discos Icônicos, o primeiro, auto-entitulado, que possui as faixas Metamorphosis, de 10 minutos, uma música totalmente instrumental, mas com um pedaço cantado ao final, simplesmente enlouquecedor, e Il Giardino Del Mago, de 18 minutos de duração como a anterior, extremamente instrumentalizada, e com vocais fortes e dolorosas de Francesco Di Giacomo.

Assista a faixa Metamorphosi, do Banco Del Mutuo Soccorso:


No mesmo ano, a banda, embalada e cheia de idéias, lança seu álbum mais notável, Darwin!, o primeiro Concept Album lançado pelo grupo. As canções são todas inspiradas e focadas no tema central da Teoria Evolucionista das Espécies, de Charles Darwin.
A All Music fez uma revisão de 4.5 estrelas sobre o disco, quase uma nota perfeita, talvez na visão deles não perfeito por não ser em inglês, vai saber, mas hoje em dia isso não seria obstáculo e provavelmente dariam a nota máxima ao disco.
A primeira faixa do disco, tem 14 minutos e se destaca pelas rápidas progressões de teclado e por caidas em momentos pacatos. Tudo isso para mostrar que o mundo não foi criado num "E HAJA....", e sim em momentos inertes, momentos explosivos, e em bilhões de anos. Num texto fantástico, altamente lírico, eles descrevem toda a teoria da evolução biológica, da origem da Terra e o aparecimento do Homem.
Logo depois, a banda mostra a conquista da posição ereta, pelo homem, porém, a letra da música chega apenas no final da música.
A terceira faixa, a banda ataca em um Jazz Rock, que faz vir em mente os movimentos dos dinossauros. Na quarta faixa, eles abusam dos Sintetizadores, apostam na música Synth, para a canção que fala sobre da criação das comunidades primitivas.
A Quinta faixa é delicada no início, possui um virtuoso piano na metade e um final explosivo, talvez declarando a teoria do big bang. Miserere Alla Storia é uma faixa com numerosas mudanças de tempo e de virtuoso teclado.
Para concluir o disco, a ultima faixa conclui a opera com uma ópera, e nos representa a "moral".
Talvez, Darwin! seja a maior criação do Rock Progressivo Italiano, e colocou o estilo no livro sagrado do Rock Progressivo Mundial. Merecido!

Assista agora a faixa L'Evoluzione, do Banco Del Mutuo Soccorso:

A banda ainda lança Io Sono Nato Libero, no ano seguinte, com Rodolfo Maltese, do grupo Homo Sapiens, e outra vez fazem um grandioso trabalho. A história do disco é sobre UTOPIA, e a banda ataca o golpe no Chile em 1973, na faixa Canto Nomade Per Un Prigionero Politico, assim como a descrição da cidade perfeita, em Città Sottile.

Todo o sucesso da banda, faz eles lançarem o disco Banco, chamado popularmente de Banco IV, a pedido do grande Greg Lake, na etiqueta lançada pela sua banda, Eric, Lake & Palmer, a Manticore, o que os manda de vez para o cenário Internacional.  O disco foi considerado um extremo sucesso de critica, na Itália e nos EUA, o disco repropõe ao mercado internacional seus maiores sucessos, agora em inglês, retirados de seus três primeiros discos, e uma nova canção, chamada de L'Albero Del Pane, cantado em Italiano.

Em 1976, a banda lança seu quinto trabalho, depois de 4 trabalhos de mestre, o disco Come In'Ultima Cena, promovido com uma turne Européia onde o Banco Del Mutuo Soccorso era considerado um Gigante, e onde eles fizeram suporte para outro gigante, os gigantes ingleses da banda Gentle Giant, que consideravam pelo mundo como se o BDelMS fosse a versão mediterrânea.
Deste disco, foi criado também em inglês, afinal,a banda era um gigante progressivo, com o nome As In Last Supper, e conseguiu outro 4 estrelas da All Music.

Em 1978, a banda lança um de seus discos mais complexos, o chamado "... Di Terra", baseado em Jazz e Música Clássica, totalmente instrumental, e a partir daí, a banda começa a ser chamada apenas de BANCO, como os jornalistas e fãs se referiam à banda. Foi lançado neste ano também a trilha sonora Garafono Rosso, o sétimo disco da banda, para o filme homônimo.

1979 fecha os anos de ouro da banda, o nono disco, chamado Canto Di Primavera, caracterizado das sugestões étnicas, e pela sonoridade pastoral. Neste disco, a banda sofre uma troca de line up, com a saída de D'Angelo, que forçou a entrada de Colaiacomo, da banda Kaleidon.

Estes anos setenta, fizeram da Itália um dos países do Mainstreen do Rock And Roll Progressivo Mundial, não apenas pelo Banco Del Mutuo Soccorso, mas também pelas bandas Le Orme, já citada no blog, Premiata Forneria Marconi, e Area. Anos dourados, que ainda são recordados com muito carinho pelos fãs do estilo.

Fiquem atento, logo vem a parte 2 da história do BANCO DEL MUTUO SOCCORSO.


Por enquanto fiquem com a canção 750000 Anni Fa... L'Amore? Extremamente Recomendado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário