Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Conheça Em 5 Canções - Fabrizio De Andrè [1940 - 1999]

Fabrizio De André
Hoje vamos continuar falando de artistas mais antigos da Itália no blog, e falar de uma figura única. Fabrizio de André costumava fazer músicas que falavam de prostitutas, rebeldes, e de pessoas marginalizadas, criando polêmica já em anos onde falar de polêmica ainda não era algo muito aceitável. [Não é bem aceito mesmo hoje...]
Porém, sua música sempre foi extremamente poética, sua voz, sempre marcante, e o Faber, sempre foi um exemplo de músico. Contribuiu para a cultura Napolitana, para a língua Gallurese, e para a Língua Lígure.
Ganhou o Prêmio Tenco em 1975 pelo conjunto da Obra, junto com Vinícius de Moraes, Umberto Bindi, Fausto Amodei e outros.
Vejamos então 5 dos maiores sucessos de um dos maiores músicos da Itália:

1° Città Vecchia [1963]
Escolhi esta música para começar porque eu gosto demais dela, para falar a verdade. Mas não só por isto, tem uma particularidade na música, que é a censura. Eles fizeram o músico trocar uma frase da música por causa de um palavrão. A frase original é "Quella che di giorno chiama con disprezzo, specie di tróia"  a censura o obrigou a trocar para "Quella che di giorno chiama com disprezzo, pubblica moglie". Que ridículo puritanismo, não é?


2° - Inverno [1968]
Realizado no seu segundo disco, de 1968, esta música, um jazz contemporâneo fantástico, é considerado um de seus primeiros sucessos inesquecíveis. É música de primeira categoria mesmo, com uma voz que preenche todo o ar quando ele começa a cantar. Difícil destacar algo de fundamental na música senão o próprio músico.



3° - Il Testamento Di Tito [1971]
La Buona Novella era o disco favorito de Fabrizio. Ele considerava sua obra prima, e também contava com a presença da banda I Quelli, que trocaram o nome para Premiata Forneria Marconi. Considerado seu disco com melhores músicas e sonoridade, o disco é um clássico único realmente. Com este disco, ele começou a ser chamado de Bob Dylan da Itália.



4° - Crêuza Di Mä [1984]
Se o músico é conhecido por sua rica contribuição para dialetos, não poderemos deixar de citar uma música totalmente cantada em dialeto não é? Crèuza Di Mä é uma música totalmente cantada em língua Lìgure. É belíssima de verdade, gostosa de ouvir e uma de suas canções mais famosas... Não deixe de ouvir...




5° - Don Raffaè [1990]
Música gravada totalmente em Napolitano, grandemente conhecida por ser trilha sonora do filme The Godfather [O Poderoso Chefão]. A canção é considerada seu capolavoro, mesmo não tendo sido escrita por ele. A música já ganhou incontáveis versões covers, seja apenas da música como da letra e música. Quem não ouvir esta música é da Máfia Siciliana!! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário