Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

terça-feira, 13 de março de 2012

Tanti Auguri!!!! - Luciano Ligabue

Ciao Ciao People! Hoje é aniversário de outro grande rockeiro italiano! Luciano Ligabue está fazendo 52 anos, porém sequer pensou em pausa na sua carreira de extremo sucesso para comemorar o aniversário. O Músico tem datas marcadas para tocar em Londres, onde será o Headliner do festival "Moon And Stars 2012", no Royal Albert Hall, um dos maiores festivais de musica dos europeus.
O Artista, sempre muito nacional, prefere fazer sucesso na terra da bota que se aventurar em terras muito distantes, porém, está indo pouco mais para longe recentemente. Embora tenha extremo sucesso na música, Ligabue também é envolvido com o cinema, onde fez diversos filmes, principalmente como diretor, e sempre esteve muito envolvido com a arte.


Façamos um giro rápido pela história deste grande artista da música italiana:

Nascido em Correggio, em Emilia-Romagna no dia 13 de março de 1960, Luciano Ligabue parece que nasceu para mexer com arte. Neto de Marcello Ligabue, um dos heróis da resistência italiana, trabalhou com as diversas coisas ainda jovem. De condutor de rádios a político, Ligabue exerceu mais de 10 funções diferentes antes de 1986, quando começou a escrever músicas, que já seriam conhecidas mundialmente, como "Sogni Di Rock And Roll", ou "Bar Mario", ou ainda "Figlio D'un Cane".
Foi descoberto por Pierangelo Bertoli, que colocou as músicas acima em 2 de seus sucessivos álbuns após conhecer ligabue, para dar conhecimento ao ainda novato no ramo da música. Seu primeiro disco, portanto, "Ligabue", não fez grande sucesso.
É em novembro de 1991, que lança o seu segundo disco,  Lambrusco Coltelli Rose & Popcorn, que se faz conhecido na Itália, com uma música que virou sucesso imediato, Urlando Contro Il Cielo.


Assista aqui ao primeiro grande sucesso de Ligabue, a música Urlando Contro Il Cielo:


Logo após o seu primeiro disco, lança mais um, entitulado Sopravvissuti & Sopravviventi que foi extremamente mal visto pela crítica italiana, considerado obscuro e sem propósitos de venda, e após as vendas do disco caírem a quase não vender, os fãs começam a criticar o músico também. é o início da crise de Ligabue que lhe ocorreu ainda no início da carreira.
No ano seguinte o músico precisa lançar outro disco, tentando concertar o "erro" do disco anterior, e sai então A Che Ora È La Fine Del Mondo? que é um disco onde a faixa título, é cover da banda punk REM, "It's The End Of The World As We Know It (And I Fell Fine)". As outras faixas do disco, são B-Sides que foram largadas, além de uma faixa gravada com o Negrita, que ainda eram desconhecidos, e Ligabue chama o disco de "Schegge Sparse" ou em português livre: "Estilhaços espalhados".

Depois da luta, vem a consagração de Ligabue, logo no ano de 1995, com a publicação do clássico "Buon Compleanno, Elvis", um disco de rock and roll visceral, com grandes faixas, como "Vivo Morto o X", "Leggere", "Hai Un Momento, Dio?"e a sua música mais conhecida, Certe Notti.
Cantou com Luciano Pavarotti no ano seguinte, sua música mais famosa.
Após lançar um disco ao vivo no ano de 1996, o belíssimo Su e Giù Dal Un Palco, toca pela segunda vez no Festival de Jazz de Montreux, e divide o palco com Mick Taylor, dos Rolling Stones.


Escute aqui a Certe Notti, a música mais famosa de Ligabue até então:


Em 1997, lança o disco Radiofreccia, que causou todo o desconforto com Vasco Rossi, que até hoje dividem seus fãs em 2 grupos... No disco, Liga fala de forma rude [na visão de Vasco] a pessoas drogadas. O GRANDE PROBLEMA é que o disco de Ligabue saiu no mesmo ano que o guitarrista de Vasco morreu, e Liga era comparado a Vasco constantemente pelo fato de ser um artista novo, rockeiro, mas certinho. Vasco costurou tudo como uma ofensa pessoal e até hoje os artistas tem um clima de buraco negro entre eles. Vasco diz que "Luciano è un bicchiere di talento in un mare di presunzione" [Luciano é um copo de talento em um mar de presunção]. Ligabue sempre tenta não responder as grosserias de Vasco, que do contrário, sempre diz que ele deve assumir que existe algo mal resolvido entre os 2.
Porém, Radiofreccia é um grande sucesso e esteve lotado de artistas famosos, de David Bowie, Lou Reed a Lynyrd Skynyrd e Bob Dylan!
Em 1999 lança o disco Miss Mondo, grande disco que fez muito sucesso e rendeu a ele o MTV European Music Awards, O MTV EMA .
Nos anos 2000, o artista lança o disco Fuori Come Fa? em 2002  e em 2003 o disco Giro D'Italia, seu segundo live. Ganha o prêmio Ciampi, por "Melhor Disco Do Ano".
Em 2005 lança o grande sucesso "Nome e Cognome", disco totalmente clássico, com 8 sucessos em 10 músicas.


Assista então a L'amore Conta, do disco Nome e Cognome:


O artista faz absoluto sucesso nos anos seguintes, o Campovolo, [por 2 vezes,] e lança o seu disco "Arrivederci, Mostro!", que deixa Ligabue quase 100 semanas no TOP 15.
O disco é sucesso absoluto e rende DVD + Livro + Disco ao vivo, chamado Campovolo 2.011 que mostra as musicas deste disco e seus grandes sucessos no show que reuniu mais de 150 mil pessoas na Itália.
Assista agora a IL MEGLIO DEVE ANCORA VENIRE...


Ligabue, esperamos que o melhor ainda venha na sua vida! Auguri!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário