Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

quarta-feira, 7 de março de 2012

Recensione - Facciamo Finta Che Sia Vero [Adriano Celentano] (2011)

Adriano Celentano - Facciamo Finta Che Sia Vero [2011]
Hoje continuaremos falando dos discos lançados pelos participantes do Festival de Sanremo. Adriano Celentano não gravou nenhum disco para o festival, porém, seu monólogo teve coisas relacionadas ao seu disco, e as vendas dele simplesmente fizeram o disco sair de 64° lugar para 3° lugar após o Sanremo. Também é um disco excelente, recheado de ótimas participações especiais, que não posso deixar de falar.
Aproveitem, esse é um disco incrível, vale a pena ver a resenha e ouvir.
O Disco, lançado em Novembro de 2011, é de altíssimo nível. Debutou em 4° lugar, ficou algumas semanas nas primeiras semanas e caiu vertiginosamente. Porém, após o festival de Sanremo, voltou a vender muito bem e já tem quase 180 mil cópias vendidas só na Itália. O disco possui 9 faixas, e mais de 12 artistas convidados, que serão devidamente creditados assim que falar de cada faixa.
Capa do Single, "Non Ti Accorgevi Di Me"

Este ótimo Play abre com a música ''Non Ti Accorgevi Di Me'', ótima faixa, que já começa no primeiro segundo com o vocal incrível de Adriano que não envelhece nunca, e que se revela uma faixa pop, logo aos 15 segundos. A faixa realmente impressiona. Possui colaboração de Giuliano Sangiorgi, do Negramaro que criou a letra e música.  A música tem belíssimos arranjos de piano, apesar de ter a sonoridade "Negramaro" de ser, com bastante batidas pop. Em seguida, a música é "Ti Penso E Cambia Il Mondo", que começa calma, como balada,   com uma letra que te faz pensar, e belíssimo vocal de Celentano, que assim vai até o fim do disco. A canção foi escrita por Pacífico, e tem música de Matteo Saggese, grande compositor na Itália, que já trabalhou também com Zucchero, Giorgia, Il Divo, Celine Dion, Peter Grant, entre outros... Quase no final da música, um coral cantando dá um toque especial a música, e fica certamente lindíssima. O disco continua com a faixa que o intitula , "Facciamo Finta Che Sia Vero", uma faixa quase clássica, com arranjos de corda simplesmente de primeira, e a colaboração de Franco Battiato, músico fundador do "Battiato Polution". A letra foi criada por Franco e Manlio Sgalambro, o músico quase centenário. A música por sua vez, foi criada por Nicola Piovani, Diretor de Orquestra que se consolidou trabalhando com Roberto Benigni no épico filme "La Vita È Bella", onde ganhou o Oscar de melhor música.

Sangiorgi, Celentano e Lorenzo
O disco continua com a faixa folclórica "Non So Più Cosa Fare", uma faixa realmente folclórica, com uma letra cheia de piada, com a colaboração de ninguém menos que Lorenzo Cherubini Jovanotti, [a Música é a cara de Jovanotti] e Giuliano Sangiorgi. A letra foi criada por Celentano, e a música foi criada por Manu Chao, um especialista em música Folk e Latino Americana.

A quinta faixa, chamada "Anna Parte", é mais pop, e foi criada pelo compositor Camillo Castellari e por Corrado, que também contribui na música tocando. Em seguida, a música da vez é "Fuoco Nel Vento", música escrita por Jovanotti. a faixa é belíssima, minha favorita, é praticamente uma World Song, épica. Tenho que ressaltar aqui que esta é uma das melhores letras de Jovanotti também.


Escute aqui, Fuoco Nel Vento:


Logo após esta belíssima faixa, o disco corre para a música "La Cumbia Di Che Cambia", também letra de Jovanotti, mas desta vez com criação da música por Jovanotti também, e participação do mesmo na Música. Esta parece ser uma música retirada de um dos últimos de Lorenzo, música muito gostosa de ouvir, com a voz e experiência de Adriano Celentano, claro. 
A penúltima música do disco, é a "La Mezza Luna", música que tem a participação mais que especial de Raphael Gualazzi, um cover de música latina, que parece música argentina. Gostosa demais de ouvir! Letra de Di Larici na versão Italiana. 
O Disco finaliza com a faixa "Il Mutuo", esta totalmente "Adriano Celentano". Uma música de quase 7 minutos, quase progressiva, que precisa de bastante atenção para não perder o ritmo do que a letra quer te passar. boa de ouvir mas meio cansativa, a batida não muda. E assim termina o disco de Adriano Celentano, o fantástico "Facciamo Finta Che Sia Vero".
Nota: 9.0

PLUS! - Veja aqui a Antecipação que foi feita para o público Italiano do disco, lançado no ano passado:

3 comentários:

  1. Baixe, Raiza, é um disco muito bom... Depois poste o que você achou dele, faz sua recomendação dele para nós! haha beijo

    ResponderExcluir
  2. Fantástico trabalho do “Super-Molleggiato”. Nota-se um Celentano menos cantautore que de costume, mas não menos genial. Álbum extremamente moderno seja do ponto de vista musical, ou em relação aos textos, que quase sempre tocam em temáticas complexas. Um trabalho acima do tempo, sendo essa uma das características marcantes que consagraram Celentano, ao longo de sua exitosa carreira. Não é sempre que se vê um artista com mais de 70 anos freqüentar as primeiras posições da hit-parade, e disputá-las em igualdade com os intérpretes mais jovens. Para algumas pessoas, a definição de seu sucesso é explicada por si só, ultrapassando as barreiras da normalidade, sendo estes considerados verdadeiros fenômenos. Sem dúvida, Adriano Celentano está entre eles. Un saluto

    ResponderExcluir