Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

terça-feira, 20 de março de 2012

Bandas Do Passado [#4] - Metamorfosi [1972]

I Metamorfosi
A banda surgiu no final dos anos 60, quando sai da banda I Framentti, o flautista e cantor siciliano Davide Spitaleri. Na época, I Framentti tocavam simplesmente Beat Rock Britânico, porém Spitaleri nunca foi dos maiores fãs. Dono de uma voz profunda, barba grande parecendo um profeta, e interesse por instrumentos com atmosfera espiritual, ele queria passar isso em sua música.

Ele se une com Enrico Olivieri, tecladista, e cria a banda Metamorfosi. Para contrabaixo, guitarras, bateria, eles sempre recorreram a músicos que só ficavam para a gravação do disco e no máximo para a turnê.

Seu primeiro disco não fez tanto sucesso assim, é o disco ...E Fu Il Sesto Giorno. O que tem de especial no disco é que pela primeira vez, Spitaleri solta sua belíssima voz, porém ainda apresenta algumas fragilidades sonoras. As músicas falam da fragilidade do homem, das vítimas da paixão, e cita muito a figura de Jesus como salvador. Típico da época, o disco tem um tema de pacifismo, muito claro na faixa Hiroshima. Com este disco eles tocam no 2° Festival de Musica da Vanguarda e Novas Tendencias.
Porém, com o seu segundo disco, a banda vira um ícone não só na Itália, mas em toda a Europa. Com o disco "Inferno", a banda faz um álbum conceitual fantástico. O disco foi totalmente inspirado na Divina Comédia de Dante Alighiere. Olhando pelo lado extremamente instrumental, o disco é dominado pelos teclados de Enrico Oliviera, que serviu como um tapete sonoro incrível para todas as experimentações que o grupo fez, com alguma sonoridade Dark. O Texto mostra uma atualização do original de Danti, mostra todas as lutas do ser humano, e seus vícios. Este álbum obtém excelente retorno financeiro, porém mesmo assim a gravadora vem a falir.
Isto quebra todos os projetos do grupo, que tentava continuar a história de Danti, em outros discos.
Eles ficam separados até os anos 90, onde eles voltam para sessões de shows ao vivo, por toda Europa, para se fazerem novamente conhecidos, até que em 2004 lançam a continuação de sua obra prima, o disco "Paradiso", que é a segunda parte da Obra de Danti.
Agora,  Davide Spitaleri aceitou um convite direto do fundador da banda Le Orme [também já dita nesta nossa sessão do blog], para substituir o clássico vocalista Aldo Tagliapietra. Com a banda, ele já gravou 2 discos ao vivo, e um de estúdio. Diversas vezes ele disse que a parceria com o Le Orme não influencia na existência do Metamorfosi, e que o término de sua obra prima está sendo feita, que será o disco "Purgatorio", onde também acaba a obra prima de Danti.
Ah!!! Quero tanto ouvir estes três discos juntos, a junção dos 3 deveria sair num deluxe perfeito, cheio de fotos, livretos, versões ao vivo, e se bobear até com a obra de Danti junto. Eu pagaria para ter!
É isso amantes da música Italiana!!!
Apresentei para vocês uma excelente banda de Italian Prog Rock. Vamos ouvir a primeira faixa do disco Inferno agora.

Escutem agora então a música Introduzione: Selva Oscura + Porta Dell'Inferno:

Nenhum comentário:

Postar um comentário