Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Scopri - Simone Cristicchi

Simone Cristicchi
Uma carreira marcada por músicas polêmicas, sarcásticas e uma mescla de aceitação e aplausos por suas belíssimas canções com o contraste das mesmas mãos barrando e boicotando outras de suas músicas. Um artista que nunca está no ponto neutro, mas sempre passeando entre o céu e o inferno da crítica. Conheça Simone Cristicchi.

O INÍCIO:
O Artista no início da carreira.
Simone Cristicchi nasceu em Roma, no ano de 1977 e é cantor e compositor. O artista ficou em segundo lugar no Festival de Sanremo de 2006 na categoria Giovani e foi o vencedor do Festival de Sanremo de 2007 na categoria Big com a música "Ti Regalerò Una Rosa".
O Artista começou sua carreira artística em 1997, quando havia 20 anos, com uma banda ao estilo Grunge Rock de bandas como Nirvana. No ano seguinte ganha o concurso nacional de cantores e o prêmio SIAE pela música "L'uomo Dei Bottoni". Nesta época que o artista começou a se identificar com música politizada, e com o Rap, que já fazia muito sucesso na Itália, porém sem deixar de lado a sofisticação que sempre apareceu em seus discos. No ano 2000 fecha seu primeiro contrato e lança seu primeiro single oficial.
No mesmo ano, com o alter-ego de Rufus lança na internet o MP3 da música "Prete", com fortíssimas críticas à Igreja Católica e ao Sacerdócio, uma força imensurável na Itália. Simone Cristicchi é ateu.
Em 2002 com o single "Maria Che Cammina Sull'Autostrada", participa do programa Destinazione Sanremo, que dava vagas aos jovens no festival, porém com a música "Leggere Attentamente Le Istruzione" é eliminado e não participa do Festival de Sanremo de 2003.

PRIMEIROS GRANDES PASSOS:
O reconhecimento musical de Cristicchi começa em 2005, quando o artista lança a música "Vorrei Cantare Come Biaggio" uma música sarcástica que apesar de falar de querer cantar como o colega Biaggio Antonacci, na verdade mostra como era difícil para um artista jovem alcançar um espaço na mídia na Itália, preservando a sua indentidade. Que para conseguir o sucesso, deveria se adequar a vontade da crítica.
Neste ano, lança seu primeiro disco, Fabbricante di Canzoni, e ganha o Premio Recanati [Musicultura Festival] de forma absoluta, tanto por público como crítica, com a música "Studentessa Universitaria".
Em Fevereiro de 2006 o artista participa do Festival de Sanremo, e fica em segundo lugar como já foi citado,   com a música "Che Bella Gente".
No mesmo ano lança o Single "Ombrelloni" uma paródia de clássicos de bordões de verão, e os clichês de diversos organismos ligados ao verão. A música foi altamente boicotada pelas rádios italianas e pelas redes televisivas.

Assista Ombrelloni:


O SUCESSO:
O Sucesso absoluto de Simone Cristicchi chega em 2007 quando o artista volta ao Festival de Sanremo com a música "Ti Regalerò Una Rosa". A Música é inspirada num trabalho voluntário que o artista fez numa clínica para doentes. Neste ano o artista ganha o Prêmio da Crítica Mia Martini, e o Prêmio da Imprensa de Rádio e TV, sendo campeão absoluto do Festival.
Se disco, Fabbricante Di Canzoni ganha o prêmio de melhor disco de 2006 e então ele lança seu segundo disco, considerado por mim sua obra prima, o Dall'Altra Parte Del Cancello, um disco que mostra muita influência musical da Europa, com faixas que soam francesas, espanholas, italianas, um real festival de ótimas musicas. Disco este que segue com um DVD-Documentário produzido por ele próprio. Neste ano o músico se ocupou totalmente de shows para divulgar seu novo disco.
Em 2008, Cristicchi volta ao Festival de Sanremo na terceira noite, como convidado e canta com Frankie Hi-Nrg, que estava competindo na categoria Big. Eles interpretaram "Rivoluzione", um rap de crítica social;
O Músico ainda participa em 2008 de alguns festivais idealizados por amigos músicos, e participa de um projeto musical com a banda Buio Pesto.
Em 2010 lança seu terceiro disco, Grand Hotel Cristicchi, antecipado do single apresentado em Sanremo do mesmo ano, "Meno Male".
Esta foi a 4° apresentaçãode Cristicchi em Festivais de Sanremo, 1 como Giovani [2° Lugar], 1 como Convidado, e 2 como Consagrado [1x Campeão, outra vez Finalista], além das 2 tentativas frustradas em 2003 e 2004 quando não passou das seleções.

ATUALMENTE:
No ano de 2011 o artista lança seu quarto disco, a trilha sonora de Cose Dell'Altro Mondo. O filme fala de um artista de televisão que faz piadas com imigrantes na itália e de tão sarcástico é hilário. Um dia, seus desejos se tornam realidade e todos os imigrantes desaparecem da Itália. Mais de 1 milhão de pessoas. Fábrias param, trabalhos braçais desaparecem, como fazer? Cristicchi já havia feito canções explanando este assunto, e por isto foi o escolhido. O disco não fez tanto barulho, por se tratar de uma trilha sonora, mas recebeu boa crítica e chegou a disco de ouro. Ele ainda lança no mesmo ano mais um DVD e um Livro.
O artista não partipará do Festival de Sanremo 2012.

Veja agora o single de maior sucesso de Simone Cristicchi, Ti Regalerò Una Rosa:

Um comentário:

  1. Adoro Simone!Creio que todo artista deveria se aventurar a escrever pelo menos um cancao política,fosse sobre o que fosse.Como ele decidiu fazer isso como identidade musical,creio que infelizmente vai continuar sendo crucificado pela crítica.No entanto,dentro de alguns anos essa mesma crítica vai classificar de geniais essas mesmas cancoes que estao malhando hoje.Como acontece sempre.

    ResponderExcluir