Melhore Seu Italiano Com Livros Em Italiano!

Cultura Italiana

domingo, 8 de janeiro de 2012

Bandas Do Passado [#2] - Le Orme [1966]


Le Orme, com os membros da banda Genesis, em 1973.

Banda: Le Orme
Estilo: Beat (66 - 70) Progressive Rock (66 - Oggi) , Psych Rock (66 - 76) New Wave (80 - 90).
Atividade: 1966 - In Attività
Discos Lançados: 28 [Studio - 19, Live - 4, Raccolte - 5]

Le Orme, [As Pegadas pt-br], é uma das primeiras bandas italianas a fazer real sucesso fora da Itália com a música progressiva. Uma banda que sobreviveu a 5 décadas, sem mudar drásticamente seu som e com grande qualidade. Geralmente saiam em turnê com outros monstros psicodélicos, como Premiata Forneria Marconi, e com o Banco Del Mutuo Soccorso, esta banda é considerada uma mina de ouro Italiano. Coloco-a como banda do passado, mesmo estando ativa até hoje, pelo fato de ha muito tempo estar esquecida pela midia convencional. Apenas grandes fãs de rock progressivo conhecem esta banda.
Quero falar de dois momentos especiais da carreira da banda, um disco dos anos 60, e um disco dos anos 2000, para fazer uma comparação no som da banda. Vamos lá? Primeiramente:

Felona e Sorona [1973]


Considerado a Obra Prima da banda, conta a história dos planetas Felona e Sorona, gêmeos, que ficam nos extremos dos cosmos e assim, produzem o equilíbrio do universo. é uma viagem sim, mas nos mostra uma história que vale a pena... O trio é baseado em teclados e a semelhança com Emerson Lake & Palmer é INCRÍVEL. Até mesmo o pouco uso de guitarras, como o trio inglês fazia, você percebe nesse disco. A diferença entre Le Orme e EL&P, é que as vezes o som da banda fica magrinha, como se algo faltasse, mas é sempre muito direto, sem grandes rodeios... O disco já recebeu uma versão em inglês, chamada Felona And Sorona, que teve a tradução e adaptação para o inglês feito por ninguém menos que Peter Hammil, do Van Der Graaf Generator. Essa também, na época era considerada uma Banda Messias na Itália... Muitas, e digo muuuitas bandas da Itália na época, se baseavam neles. Um disco incrível, nota 9 com certeza na versão italiana.

Elementi [2001]


Agora, o segundo momento que queria explanar rapidamente, é o disco Elementi, pulando drásticamente para 2001. Depois de alguns anos parados, a banda voltou em 1996, com um disco bem legal chamado Il Fiume, e em seguida fizeram esse. Porque não falar de Il Fiume? Porque Elementi é como se fosse um dos discos dos anos setenta da banda. Talvez, melhor que 50% do que eles lançaram naquela década, que era a década de ouro dos caras. Elementi tem uma das mais belas capas que eu já vi no rock progressivo e não só a capa, o disco também é muito bom. Como é bem óbvil, ele fala dos 4 elementos do planeta, com 14 faixas,  divididas igualmente para falar de cada um dos elementos.
Não pensem que é uma cópia do que fizeram nos anos setenta, este é um disco super moderno, com toda a modernidade que eles tinham nas mãos nos anos 2000. Isso que é mais legal. Algumas melodias são repetidas em várias músicas apenas com variação do tempo ou ritmo, expediente muito utilizado no progressivo em geral, principalmente em álbuns conceituais. Apesar de cada parte ter sua proposta e sonoridade, ao terminar de ouvir o disco, você sente que houve uma incrível unidade... Coisa que todos os pesquisadores e filósofos dizem que existe nos 4 elementos. Total diferença, mas Unidade.
Resumindo, para mim, trata-se do melhor disco de Rock Progressivo Italiano, desde 1985.




Escute agora, no La Musica Suona, a música Danza del vento – prima parte, do disco Elementi:

Nenhum comentário:

Postar um comentário